Uma dúvida comum de quem viaja para fora do país é como sacar dinheiro em caixas estrangeiros. Conhecer os procedimentos é fundamental para validar o planejamento da viagem e garantir que você não vai passar apertos.

O saque direto de sua conta em caixas automáticos (ATM) é uma forma fácil, segura e até mesmo econômica de ter moeda estrangeira no país em que você está visitando e isso pode ser feito com saque na função débito — um serviço oferecido pela maioria dos bancos brasileiros.

Se você pretende viajar para o exterior e tem dúvidas sobre sacar dinheiro em caixas estrangeiros, confira neste post tudo o que você precisa saber e fique bem informado para planejar sua viagem e viver grandes momentos!

Passo a passo de como sacar dinheiro em caixas estrangeiros usando caixas automáticos

Planejar uma viagem é uma tarefa prazerosa, mas que exige cuidados, sobretudo, em relação às questões financeiras que têm grande influência na qualidade da sua experiência fora do país.

Em qualquer viagem internacional é essencial garantir uma quantia de dinheiro em espécie para cobrir despesas básicas como alimentação, transporte e pequenas compras, além de alguma emergência.

Para saques de dinheiro no exterior o processo é muito simples e semelhante ao que ocorre em um caixa eletrônico no Brasil. Veja a seguir o passo a passo de como fazer retiradas em países estrangeiros!

Passo 1: Desbloqueie o cartão

Como sacar dinheiro no exterior usando caixas automáticos não é algo usual. É provável que, antes de viajar, seja preciso desbloquear seu cartão para ser usado no exterior.

Caso não consiga fazer isso pelo Internet Banking, vá até à sua agência e peça o desbloqueio antes da viagem.

É preciso também verificar se o seu cartão é internacional. No caso de ter a bandeira Plus (Visa) ou Cirrus (Mastecard) é possível fazer saque em qualquer país do mundo. É interessante ainda confirmar com seu banco se há limite para o saque no exterior.

Passo 2: Localize um caixa automático

É comum os caixas automáticos estarem localizados em aeroportos, hotéis, postos de combustíveis, shopping e lugares estratégicos como centros comerciais. É aconselhável pesquisar com antecedência onde os caixas eletrônicos compatíveis com seu banco estão disponíveis.

O caixa automático que tiver habilitado para a bandeira Plus ou Cirrus vai estar habilitado para que seja feito o saque. Esses terminais costumam ser identificados no exterior como ATM, sigla para o termo em inglês de Automated Teller Machine, ou seja, caixa eletrônico.

Passo 3: Fazendo o saque

Insira seu cartão e aguarde as opções. Alguns caixas oferecem opções de idiomas ou possuem somente a opção em inglês ou língua local. Caso não haja opção em português, você pode utilizar aplicativos de smartphones para realizar a tradução.

Na hora de selecionar o tipo de saque, escolha a opção débito e não crédito, caso esteja usando um cartão múltiplo (débito e crédito). Não deixe para verificar essas informações no momento que precisar sacar o dinheiro e sempre pesquise com antecedência.

Na opção débito, o dinheiro vai sair diretamente de sua conta e para não ter o problema de consumir seu limite de crédito, habilite somente a função débito — dessa forma, não há riscos de sacar na função crédito.

Na hora do saque em um caixa automático estrangeiro, certifique-se que está escolhendo a opção débito ao invés de crédito e, em seguida, é só fazer o saque do valor que você deseja.

Após isso é só fazer o saque do valor que você deseja. A quantia será acrescida de taxas e convertida de acordo com a cotação da moeda no dia.

É usual que os caixas automáticos estrangeiros cobrem uma taxa em dólar. Será acrescido também o IOF, que é Imposto Sobre Operações Financeiras aplicado em crédito, câmbios e seguros, e a maioria dos bancos também cobra uma tarifa para saque no exterior — aproximadamente US$ 4,00.

Quais as taxas para sacar dinheiro em caixas estrangeiros ?

Mesmo que você realize saques no cartão de débito no exterior e o valor esteja disponível no saldo da sua conta, há incidência de taxas, como em qualquer operação que envolva caixa eletrônico no exterior.

As tarifas podem variar e as mais usuais são:

• taxa de saque aplicada pela empresa que gerencia o caixa eletrônico;

• taxa de saque cobrada pelo banco;

• IOF de 6,38%;

• cotação do câmbio no modo turismo.


É sempre importante pesquisar as melhores formas para seu planejamento financeiro, de modo a evitar pagar tarifas altas e perder dinheiro que pode fazer grande diferença na sua viagem.

Atualmente o mercado oferece serviços de transferências internacionais online, que proporcionam grandes benefícios, além de taxas mais baixas. Uma alternativa que vai fazer grande diferença no seu bolso, promovendo a sobra de dinheiro para aproveitar melhor a viagem.

Por que é vantajoso sacar dinheiro em caixas estrangeiros?

Além de ser mais seguro, já que você não vai ter que andar com todo o dinheiro em sua viagem, correndo o risco de perder ou ser roubado, sacar dinheiro no exterior também é uma alternativa prática para levar dinheiro mundo afora, principalmente em uma viagem longa em que você vai precisar passar por vários países.

No caso de a moeda do país que você vai viajar não ser dólar ou euro, é provável que você tenha ainda que passar pelo câmbio duas vezes, tendo que comprar dólar/ euro e a outra moeda. Nesse processo, há uma perda média de 15% em taxas de câmbio e impostos.

Saber como sacar dinheiro no exterior usando caixas automáticos é uma forma de economizar em taxas e impostos e também ter mais praticidade em relação ao porte do dinheiro durante suas viagens internacionais.

A outra vantagem é que certamente você vai encontrar mais caixas eletrônicos durante a sua viagem do que casas de câmbio.

A MNG Brasil – a melhor forma de transferir e receber dinheiro do exterior

A MNG Brasil é uma representante oficial da MoneyGram! A MoneyGram é uma líder global em pagamentos e transferências de dinheiro no mundo inteiro. Seus recursos centrados no consumidor permitem que familiares, amigos e clientes enviem dinheiro de forma rápida, econômica e segura para os mais diversos países e territórios.

Além disso, a empresa colabora com as marcas líderes mundiais para servir milhões de pessoas a cada ano por meio de seus negócios presenciais ou digitais diretos ao consumidor.

Com uma fortíssima cultura de inovação e um foco implacável na utilização de tecnologia para fornecer a melhor experiência aos clientes de qualquer parte do mundo, é por isso que a MoneyGram está liderando a evolução dos pagamentos no mundo inteiro.

Como é o processo de envio e recebimento de dinheiro pela MNG Brasil?

A MoneyGram é uma empresa que atua em diversos países ao redor do mundo fazendo remessas internacionais de dinheiro. Os serviços prestados são, em suma, dois: transferência em espécie ou transferência bancária. Dessa forma, a pessoa que está no exterior poderá levantar o dinheiro físico, indo pessoalmente até algum agente MoneyGram, ou poderá recebê-lo na sua conta corrente.

Mas como se dá esse processo de envio e recebimento de dinheiro por meio da MNG Brasil, especificamente?

Envio de dinheiro ao exterior 

Na MNG Brasil você pode fazer a transferência internacional de valores por meio de um operador da própria agência ou de forma online. Ou seja, é preciso deslocar-se até uma agência mais próxima para que o procedimento seja realizado ou na sua casa mesmo. Aqui no site é possível contactar um consultor rapidinho para atender você e suas dúvidas. 

As possibilidades de pagamento são por moeda em espécie ou transferência bancária. Assim, você precisa levar toda a quantia que o seu destinatário precisa até o operador, juntamente com as documentações necessárias e preenchimento do formulário ou simplesmente informar quanto precisa enviar ao exterior.

Os documentos necessários são: 

Para brasileiros: Carteira de Habilitação, ou Carteira de identidade + CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);

Para Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade de Estrangeiro;

Para Estrangeiros do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela): Carteira de identidade do Estrangeiro ou Passaporte;

Para Estrangeiros de outros países: Passaporte.

Também faz-se necessário o nome completo do destinatário, acompanhado pelo número do documento de identificação e a localização do mesmo.

Se estes documentos forem aplicáveis para o operador, você deverá, em seguida, preencher um formulário de envio. Entregue ao agente o formulário preenchido com os devidos recursos (incluindo eventuais taxas transacionais).

Por fim, você deverá guardar o recibo e compartilhar com o destinatário o número de referência de 8 dígitos que permite a retirada dos recursos financeiros.

Apenas desta maneira descrita acima você conseguirá efetuar a transferência para a pessoa que está localizada no exterior. 

Recebimento de dinheiro do exterior

O primeiro passo de tudo deve ser o alinhamento de quanto você receberá em reais. Não se preocupe com a moeda. A MNG Brasil faz toda a conversão para você. Caso você não saiba exatamente o equivalente em reais que você receberá, nossos agentes explicarão tudo em detalhes para você. 

Ou seja, isso remete a um aspecto: procure uma agência da MNG Brasil mais perto de você e oriente o seu destinatário também a procurá-la. Aqui em nosso site você pode receber atendimento rápido e prático via Whatsapp. De ambos os lados.

Com isto em mente, leve os seguintes documentos para a MNG Brasil

  • Para brasileiros: Carteira de Habilitação, ou Carteira de identidade + CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Para Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade de Estrangeiro;
  • Para Estrangeiros do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela): Carteira de identidade do Estrangeiro ou Passaporte;
  • Para Estrangeiros de outros países: Passaporte.

Vale ressaltar que o documento de identificação pessoal deve conter foto. Além disso, faz-se necessário que você esteja portando o número de referência da transação. Solicite-a à pessoa que lhe enviou a transferência em dinheiro

É fundamental que o nome no registro de transferência, informado pela pessoa que lhe enviou a transferência, deve corresponder exatamente ao nome que consta no seu documento de identificação oficial. Qualquer divergência poderá acarretar na não-autorização do seu pagamento.

Enfim, sacar dinheiro em caixas estrangeiros

Como você pode perceber é fundamental ter dinheiro em espécie na sua viagem fora do país, entretanto, é interessante buscar meios mais econômicos para ter o recurso em mãos.

A transferência internacional via MNG Brasil é uma alternativa excelente para sacar dinheiro de forma econômica. Você pode criar uma conta no exterior e enviar o dinheiro do Brasil para lá e sacar no país, evitando os altos custos do cartão de crédito ou do cartão brasileiro de débito internacional, por exemplo.

Agora que você já sabe como sacar dinheiro no exterior usando caixas automáticos, recomendamos antes de sua viagem buscar esclarecimentos sobre este tipo de saque.

Assim como enviar dinheiro para o exterior é fácil, recebê-lo também é. O ponto que deve haver mais atenção é a veracidade de todas as informações e documentos solicitados. Além disso, devemos dizer para você também que esses requisitos informados acima variam de acordo com o país remetente. Portanto, você deve perguntar ao seu agente local MNG Brasil para obter mais detalhes sobre os seus processos e procedimentos.