Trabalhar no Canadá é a escolha de milhares de brasileiros. Para você ter uma ideia, a concessão do visto de residência permanente para brasileiros apresentou alta de 128% em 2017 e 2018. Para estudos, mais de 10 mil pessoas conseguiram a autorização somente em 2018. Por que essa procura grande? A resposta passa por múltiplos fatores. De um lado, é a qualidade de vida e a segurança do país. De outro, a busca por pessoas de outros lugares, a fim de aproveitar as oportunidades existentes nas empresas canadenses.

Para entender melhor o que é preciso fazer para conseguir um trabalho no Canadá e quais são os pontos que merecem atenção nesse processo, criamos este post com tudo que você precisa saber sobre essa mudança. Tem interesse em saber mais? Confira o conteúdo!

Quais são as características do Canadá?


O Canadá é um país localizado na América do Norte, que fica entre os Estados Unidos e o território do Alasca. Em área total, é o segundo maior país do mundo e também tem a fronteira terrestre mais longa, na divisão com a nação que fica logo abaixo. A população nativa é aborígene, mas expedições francesas, inglesas e até portuguesas colonizaram o país. Hoje, existem 10 províncias e três territórios.

No Canadá, a moeda utilizada é o dólar canadense, que é mais forte que o real, mas ainda é mais fraca que o dólar americano. A cotação no dia 9 de dezembro de 2019, por exemplo, era de R$ 3,14. Em relação aos costumes, existem algumas particularidades e diferenças para o Brasil. Por exemplo, é proibido consumir bebida alcoólica na rua. Ao mesmo tempo, a maconha é legalizada. O principal esporte é o hockey e muitas pessoas aproveitam a patinação no gelo.

No inverno, as temperaturas chegam a -50ºC e há muitos ursos polares no país — em algumas cidades, eles ultrapassam o número de humanos. O Canadá tem muitos parques e é possível ver a aurora boreal de algumas cidades. Na gastronomia, muitos são os pratos típicos. Os principais são:

  • poutine: batata frita com coalhada de queijo cheddar e molho gravy;
  • montreal smoked meat: sanduíche de pão com carne defumada marinada em especiarias e ervas;
  • butter tarts: torta parecida com as brasileiras e bastante açucaradas. Tem recheios diversos, como nozes, maçã e blueberries;
  • maple syrup: xarope que serve de cobertura para waffles, sorvetes e panquecas;
    macarrão com queijo.


Agora que você entendeu que o país tem uma cultura rica e está aberto para a chegada de imigrantes, precisa saber o que é necessário fazer para trabalhar no Canadá. É o que explicaremos a partir de agora.

Como obter permissão de trabalho (work permit)?


O primeiro passo para trabalhar no Canadá é saber como obter a permissão para exercer uma atividade. O objetivo, nesse caso, é conseguir o work permit, que está sempre vinculado a um fator. Portanto, é impossível fazer apenas uma aplicação sem ter uma vaga já atrelada.

Como conseguir a permissão de trabalho? Existem quatro principais maneiras. Veja quais são elas!

Fazendo um curso superior no país


A alternativa, aqui, é participar de estudos por meio de um programa específico. Um deles é o Co-op, que prevê parte do projeto para estudo e o restante para o trabalho. É o caso de fazer um estágio para, então, receber o certificado de conclusão. Se você já saiu da graduação e busca um mestrado ou doutorado, também pode trabalhar no Canadá. Existem universidades que oferecem essa opção.

Além disso, você pode oferecer uma atividade on campus — ou seja, dentro ou relacionado à instituição de ensino — ou off campus, que permite trabalhar parte do tempo e, nas folgas, é permitido fazer a carga horária integral.

Obtendo um visto de residência permanente (PR)


O Permanent Residency é um título recebido ao chegar para trabalhar em território canadense. Aqui, você tem um visto de turismo, estudo ou trabalho e realiza todo o processo de imigração. Por isso, faz um pedido específico. Muitas vezes, o visto Permanent Residency é concedido por meio do Express Entry, um programa do governo canadense que define pessoas qualificadas para trabalharem no país. Para isso, você deve criar um perfil no site do governo e realizar testes de proficiência em inglês ou francês.

Sua pontuação servirá para definir a chance de conseguir o visto. Os mais bem colocados recebem o convite. O processo demora alguns meses e o perfil mais buscado é de estrangeiros com até 35 anos e ativos no mercado de trabalho.

Conseguindo um diploma em instituição credenciada (PGWP)


O Post-Graduation Work Permit facilita que, após a graduação, você solicite um visto de trabalho. Se você estudou um ano, conseguirá a autorização pelo mesmo período. Caso tenha feito um curso com duração de dois anos, poderá obter permissão até três anos.

Tendo uma oferta de trabalho em uma empresa canadense (LMIA)


O Labour Market Impact Assessment é usado quando os empregadores contratam um profissional do exterior por falta de especialistas no mercado canadense. O governo faz uma avaliação e permite a divulgação da vaga.

Nesse caso, o visto de trabalho é vinculado ao empregador. Assim, você só pode ficar no país enquanto trabalhar naquela empresa, sem possibilidade de mudanças.

Por quais formas é possível conseguir trabalhar no Canadá?


Solicitar o trabalho no Canadá depende de obter o work permit, como apresentamos acima. Para concretizar esse objetivo, você precisa encontrar uma forma de atuar em uma empresa no país. Veja quais são as três principais.

Convite de emprego para o visto de trabalho


É um visto emitido para quem recebe uma oferta de emprego. Por exemplo, você vê uma vaga disponível e se encaixa nos pré-requisitos solicitados. Candidata-se à função e seu currículo é selecionado.

Aqui entramos novamente naquela situação de a autorização estar vinculada à duração do contrato de trabalho. Você pode, inclusive, procurar uma oportunidade no Job Bank, site do governo que reúne diferentes oportunidades.

Pedido de imigração


Consiste no Express Entry. O governo canadense analisa as aplicações e define quais são os mais qualificados para morar no Canadá. É preciso se cadastrar no site do Ministério da Imigração e inserir várias informações, como:

  • habilidades;
  • experiência profissional;
  • nível escolar;
  • idiomas oficiais e fluência.

Para participar do programa Express Entry, você já deve ter feito o teste de proficiência em inglês ou francês, sempre em uma instituição aprovada pelo governo do Canadá. Além disso, é necessário verificar o nível de habilidade compatível com sua experiência profissional — a National Occupational Classification (NOC) — e ter seus diplomas validados por uma instituição canadense. Quando aprovado, entra no banco de dados e pode ficar com o perfil ativo por até um ano. Você também pode ingressar no Job Bank para concorrer a uma vaga.

Combinação entre trabalho e estudo


O Canadá conta com um programa chamado PGWP – Post-Graduation Work Permit. Ele é válido para estudantes estrangeiros que terminaram o ensino superior em uma instituição credenciada ao programa e querem passar um tempo trabalhando no Canadá para adquirir experiência (uma espécie de estágio).

Os requisitos para se candidatar ao PGWP são:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter estudado em um curso de período integral com no mínimo 8 meses de duração;
  • Apresentar um documento da escola confirmando que você completou e concluiu todos os requisitos do programa de estudos. Tal documento pode ser o certificado de conclusão, o diploma, o histórico escolar ou uma declaração;
  • Ter se graduado em uma instituição credenciada ao programa;
  • Se candidatar ao programa em até 180 dias após a conclusão dos estudos.

A validade do visto é proporcional ao período que durou seus estudos, podendo ir de um a três anos. O programa permite que a pessoa trabalhe até 20 horas por semana, desde que siga as regras estipuladas. Para ler as regras e checar as instituições participantes, visite o site do PGWP. Para estudar por mais de seis meses no Canadá, você precisa de um visto de estudo. Até esse período, a autorização de turismo é suficiente. É importante destacar que algumas províncias também têm programas específicos de contratação de imigrantes, conhecidos pela sigla PNP. É o caso de Quebec. Por isso, você também pode ficar atento a essas oportunidades.

Qual a média salarial ao trabalhar no Canadá?


O salário pago aos profissionais varia muito de acordo com a província. O cálculo é feito em horas trabalhadas. Se você quer trabalhar no Canadá, vale a pena considerar Alberta e Ontário, que oferecem uma remuneração mais elevada. Veja os valores mínimos em algumas regiões (por hora trabalhada):

  • Alberta: 15 dólares canadenses;
  • Colúmbia Britânica: 13,85 dólares canadenses;
  • Manitoba: 11,35 dólares canadenses;
  • New Brunswick: 11,50 dólares canadenses;
  • Newfoundland & Labrador: 11,40 dólares canadenses.


A média no país é de 51 mil dólares canadenses por ano, o que resulta em 4.250 dólares canadenses por mês. Por isso, na hora de decidir se mudar, considere essa questão para evitar problemas. Lembre-se ainda de considerar despesas com moradia, alimentação, saúde e outras. O custo de vida muda de acordo com a província, mas são menores que outros países desenvolvidos. Lembre-se de que os gastos podem variar bastante. De toda forma, é fundamental se planejar financeiramente.

Veja de quanto dinheiro você vai precisar e saiba o que fazer para realizar uma transferência internacional, em caso de imprevisto. O ideal é buscar um serviço confiável, rápido e barato para ter a quantia necessária. A MNG Brasil está ao seu dispor!