O governo federal arrecada impostos sobre transferência de dinheiro para o exterior. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um imposto cobrado de pessoas físicas ou jurídicas com base no tipo de operação – o envio para terceiros é de 0,38% do valor enviado, ou o valor enviado para sua própria conta no exterior é de 1,1% do valor enviado .

Além disso, outras taxas também se aplicam à transação, como taxas de câmbio (comerciais ou turísticas), taxas de transporte (SWIFT), taxas de transporte cobradas pelo método que você escolher para realizar transações internacionais e taxas bancárias.

Neste artigo você irá conhecer um pouco mais sobre os impostos sobre valores transferidos para o exterior, veja:

Tarifa de envio (SWIFT): 

Ao fazer transferências internacionais entre contas bancárias diferentes, você precisará do código SWIFT, que representa a Global Interbank Financial Telecommunications Association. Foi ele quem fez conexões entre diferentes instituições bancárias em todo o mundo usando diferentes moedas.

Para transferir moedas diferentes entre contas bancárias em países / regiões diferentes, as instituições cobrarão taxas SWIFT, que podem variar de banco para banco. Ou seja, o valor não é fixo e pode ser aplicado tanto ao remetente quanto ao cessionário.

Além disso, os bancos e provedores online também cobram uma taxa de serviço pelo valor enviado. Nesse caso, cada instituição financeira tem seu valor.

IOF
Toda transferência legal para o exterior está sujeita a um imposto sobre transações financeiras (IOF), que é de 0,38% (pago por remessa à conta bancária de outro proprietário) ou 1,1% (transferência entre contas do mesmo proprietário). Certifique-se de que esse valor esteja incluído no valor do frete.

Declare corretamente o propósito da transferência:
A correta declaração da finalidade da remessa é fundamental para evitar multas e problemas na apresentação do imposto de renda

Câmbio: Assim é chamada a relação de troca entre moedas de países diferentes pelo mercado financeiro e existem três tipos:
Câmbio Ptax: A taxa de câmbio é determinada pelo banco central depois que o mercado fecha a taxa de câmbio e, portanto, fornece uma operação média durante o horário comercial.
Câmbio Turismo: É adequado para transações de compra e venda de moeda estrangeira e usado para viagens ao exterior. Uma vez que é aplicado à taxa de câmbio comercial de cada moeda, o custo é mais alto.
Câmbio comercial:Adequado para negócios de importação e exportação.

Como funciona a cobrança de impostos?

Além das taxas cobradas pelo serviço de transferência selecionado, a operação também está sujeita ao “Imposto sobre Operações Financeiras” (IOF).

Dependendo do motivo da transação, a arrecadação do imposto de renda varia de zero a 33%.

De acordo com a regulamentação do Banco Central, as transações de câmbio são realizadas diretamente entre os agentes. Isso não quer dizer que não haja necessidade de declarar um valor. A responsabilidade pelo fornecimento de informações é do beneficiário.