O SWIFT/BIC  é código fundamental para realizar transações financeiras. Confira mais detalhes!

Quando você procura uma agência para fazer uma transferência internacional, percebe que em meio às transações surgem alguns códigos, como IBAN, SWIFT ou BIC.

Neste artigo, falaremos sobre o código SWIFT/BIC. Boa leitura!

O que é SWIFT ou BIC?

Os termos SWIFT/BIC tem a mesma função. O código SWIFT  foi, na verdade, instituído pela norma ISO 9362 e, trata-se de um código gerido pela Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication. Já o termo BIC é uma sigla para Bank International Code.

A finalidade dos códigos é identificar uma instituição bancária por meio de um código universal único, que pode ter entre 8 e 11 caracteres. Esses códigos existem para facilitar as transações financeiras entre bancos, especialmente quando estamos falando de transferências internacionais.

Os bancos podem ter mais de um código, para que cada região de atuação seja indicada de forma individual.

Como funciona o código SWIFT ou BIC?

Como já mencionamos, trata-se de um código cujo número de caracteres varia entre 8 e 11.

A sua estrutura é subdivida em quatro partes, visando indicar o código do banco, do país, da região e da filial.

Normalmente o Swift é usado para transações financeiras internacionais. Um exemplo comum de uso do código no dia a dia é quando criamos uma conta no Adsense para receber os pagamentos da Google relativo à publicidade.

Nesse caso, é preciso informar o código do banco para validar a transferência do valor em dólares para uma conta brasileira. Outro caso comum é enviar dinheiro para estudantes no exterior ou receber dinheiro de fora, enviado por alguém que lá trabalhe.

Para mais informações sobre transferências internacionais, contate a MNG Brasil! MNG Brasil: transferir e receber dinheiro nunca foi tão fácil!