Você já ouviu falar em Dropshipping? Todo mundo sabe que o e-commerce se destaca por ter custos menores do que negócios físicos, porém isso não quer dizer que os custos são baixos. Muitas vezes, especialmente em projetos de expansão, o investimento é alto para melhorar os serviços e focar no crescimento das operações. Para quem deseja adentrar nesse mundo, a realidade é a mesma. É complicado investir muito dinheiro (e no início não se tem uma grande quantia disponível mesmo) sem ter a certeza do retorno, afinal todo negócio apresenta seus riscos.

Por isso, os empreendedores desse nicho buscam alternativas que possam reduzir esses custos sem comprometer a qualidade do processo. Uma dessas opções é o Dropshipping. Ele se destaca pelo seu baixo custo e segurança, e pode ser caracterizado como o recebimento de ordens de serviços (compras) feitas online, que são encaminhadas para o fornecedor, que por sua vez envia o produto para o cliente.

Esse envio é feito em nome da sua empresa e esse fornecedor é um parceiro, que se compromete apenas com a parte logística enquanto você faz a venda, ou seja, é uma modalidade muito válida para ambas as partes. Ao ser intermediário da venda, o proprietário do e-commerce tem menos custos e trabalho e ganha o lucro obtido da diferença entre o preço do produto cobrado pelo parceiro e o valor pelo qual ele é comercializado na loja virtual.

Para explicar um pouco mais sobre esse processo, listamos alguns tópicos que vão apresentar tudo o que você precisa saber sobre o Dropshipping. Confira!

Compra e venda via Dropshipping

Para que haja um processo de compra e venda, via Dropshiping, que realmente funcione, alguns pontos precisam ser observados. A escolha dos fornecedores é um deles. Não se deve focar apenas no preço, mas também na qualidade da entrega e de que forma você poderá monitorar pontos importantes de logística, como o estoque e o envio de produtos.

A partir do momento que se tem fornecedores confiáveis, é hora de oferecer os produtos para os seus clientes. O processo na modalidade Dropshipping funciona da mesma maneira que uma compra feita em uma loja virtual com estoque próprio. Ela acontece em tempo real e o pedido é gerado na hora. No caso do Dropshipping, a loja virtual encaminha o pedido para o fornecedor específico e também gera a nota fiscal do que está sendo comercializado.

Envio de pedidos


Conforme mencionado, o preparo e o envio do produto para o cliente é responsabilidade do fornecedor. Ele também gera o código de acompanhamento para que a sua empresa possa monitorar o andamento das ações.

Quando houver a necessidade do cliente devolver ou trocar o produto comprado, basicamente todo o processo também será feito pelo fornecedor, ficando apenas a cargo da loja virtual o contato com o cliente.

Algo importante de ser mencionado é que o cliente não sabe que a sua loja virtual não tem estoque e utiliza o Dropshipping. Por isso, ele entende que a sua empresa é responsável por tudo e sempre vai contatá-la no caso de existir algum problema.

Vantagens do Dropshipping


As vantagens do Dropshipping são muitas. Veja algumas delas:

  • Capital de giro menor: nessa modalidade não é preciso ter estoque próprio e nem pagar funcionários para cuidarem do envio, o que exige menos capital de giro para as operações;
  • Facilidade para iniciar o negócio: essa é uma grande vantagem para quem planeja iniciar um negócio de forma estruturada sem ter que fazer um grande investimento;
  • Aumento de catálogo: aumentar o catálogo de produtos oferecidos sem ter grandes custos para isso é talvez a maior vantagem do Dropshipping para quem busca expandir as suas operações e até mesmo explorar novos nichos de vendas;
  • Ajuda a escalar o negócio: escalar o negócio é o desejo de muitos empreendedores. O Dropshipping é um excelente aliado nessa missão por permitir um crescimento em grande escala sem que haja o investimento proporcional para isso (crescer o dobro sem precisar investir o dobro, por exemplo).

Pontos de riscos


Como todo modelo de negócios, o Dropshipping apresenta riscos. Alguns fatores citados, como a escolha dos fornecedores e o contato com o cliente, podem se tornar riscos se não forem bem gerenciados.

Um fornecedor mal escolhido pode gerar grandes problemas, como o não envio de produtos, o fornecimento de produtos abaixo da qualidade do que foi comercializado e o envio de produtos errados. Por sua vez, uma falta de gerenciamento de pedidos por parte da loja virtual, principalmente no quesito relacionamento com o cliente, pode comprometer a imagem da sua empresa.

É preciso estar ciente que a venda não acaba quando o fornecedor envia o pedido e o cliente recebe, e sim quando o cliente não solicita a troca/devolução e parte, assim, para uma nova compra. Até esse momento, a transação ainda pode gerar demandas. Logo, abandonar esse cliente achando que tudo é responsabilidade do fornecedor é um erro que não pode ser cometido.

Implementação da operação


Para implementar a sua operação de Dropshipping, é preciso seguir algumas etapas obrigatórias. Caso você já tenha uma loja virtual, pode ir direto para a primeira etapa. Caso ainda não tenha, será necessário cumprir a etapa 0 e montar uma, especialmente contando com a ajuda de uma empresa especializada em e-commerce para tirar máximo proveito dessa ferramenta. O primeiro passo é definir o tipo de produto que você pretende comercializar e ver em qual nicho ele se encaixa. Com base nisso, é possível partir para o segundo momento, que é a pesquisa e escolha dos fornecedores.

Já tendo a loja virtual montada, o fornecedor escolhido e os produtos cadastrados no site, é hora de divulgá-los para os clientes, o que pode ser feito via tráfego pago ou orgânico. Com as primeiras vendas sendo realizadas, é possível medir o desempenho dos fornecedores, o que ajuda a aprimorar o processo e fazer o Dropshipping trabalhar a seu favor.

Essa alternativa veio para ficar e a sua utilização só tende a crescer. Sendo assim, é válido começar a utilizá-la e obter um diferencial competitivo capaz de oferecer uma experiência melhor para os seus clientes.