Google Adsense: ganhar dinheiro na Internet é hoje em dia o sonho possível de muita gente. Você pode fazer isso acontecer também. Confira!

O Adsense é uma das muitas formas de se ganhar dinheiro online. A maioria das estratégias existentes demandam tempo, já que são baseadas no longo prazo. Além disso, essas maneiras demandam bastante tempo para a produção de conteúdo de ótima qualidade ou para um bom trabalho de SEO, por exemplo.

Porém, existe uma ótima alternativa para quem quer gerar renda um pouco mais rápido com o seu blog ou com o seu canal do Youtube. Muitas empresas fazem uso de links patrocinados para melhorar os seus resultados online. Com isso, o mercado para quem quer exibir tais anúncios é imenso. Você poderá monetizar os seus canais de comunicação com o seu público através do Google Adsense. O Google Adsense é um dos maiores programas de anúncios online do mundo todo!

Isso acaba fazendo com que você consiga aumentar a receita do seu blog, por exemplo, de forma simples e automatizada. Contudo, não confunda fazer uso de anúncios com abandonar a produção de conteúdos. Anúncios precisam ser apenas mais uma forma de ganhar dinheiro com o seu blog. Para isso, vamos mostrar para você como essa ferramenta funciona e como você pode se beneficiar bastante dela. Boa leitura!

O que é o Google Adsense?

O termo Google Adsense pode até ser pouco conhecido, mas com certeza, muitas pessoas, incluindo você, já o viram em ação. O Google Adsense é uma ferramenta criada pelo Google, a fim de exibir anúncios de seus clientes em sites, vídeos do Youtube e blogs, por exemplo.

Sabe aqueles banners de anúncios de diversos formatos que ficam expostos nos blogs que você acompanha? E aqueles anúncios nos vídeos que surgem antes e durante um vídeo que você está assistindo no Youtube?

Provavelmente, todos esses anúncios estão sendo exibidos através do Google Adsense, já que ele é um das maiores e mais usadas ferramentas de anúncios do mundo todo. E não é difícil utilizar o Adsense. Você só precisa ter um site ou um blog que possua um conteúdo relevante e original, uma conta do Google, endereço e telefone. Sim, a inscrição é feita simples assim.

Além disso, você não precisa pagar nada para utilizar o Google Adsense. Você simplesmente divide com o Google o lucro gerado com a exibição dos anúncios no seu site. Você pode customizar os seus anúncios e os seus sites de diversas maneiras. Isso acaba assustando um pouco algumas pessoas, principalmente quem não entende nada do assunto.

Importância do Google Adsense 

O Google Adsense é um serviço totalmente simples e gratuito. Ou seja, independente do tamanho do seu site, você pode começar a ganhar dinheiro com ele exibindo anúncios segmentados. Além disso, você não precisa se preocupar muito com que anúncios serão exibidos, já que o próprio Adsense escolhe os mais relevantes para os seus usuários.

Você só precisa escolher o tipo de publicidade que o seu site irá exibir aos seus visitantes e onde esses anúncios ficarão posicionados. O resto? O Google Adsense faz por você. Isso faz com que o seu público veja apenas anúncios relevantes a ele, diminuindo o número de tarefas que você terá que realizar em sua estratégia de marketing e aumentando o seu lucro.

Como Funciona o Google Adsense?

O Google Adsense não é uma plataforma complicada de ser utilizada. Porém, é essencial que você saiba como ela funciona de fato antes de se aventurar e colocar anúncios no seu site ou blog. Pensando nisso, listamos algumas dúvidas mais comuns em relação ao Adsense aqui para você.

O Que Você Precisa Para Cadastrar-se no Google Adsense?

O cadastro no Google Adsense é muito simples de ser feito.

Você só precisa ter uma conta de e-mail do Google (Gmail), um blog ou um site com conteúdo original (não vale ser plágio), um número de telefone e um endereço que pode ser o da sua casa.

Quem Pode se Inscrever no Google Adsense?

Qualquer pessoa que possua mais de 18 anos de idade, que possua um blog, um número de telefone e um endereço postal pode se inscrever no Google Adsense. Porém, existem alguns conteúdos que você não pode compartilhar no seu blog, como os que incitam a violência, o preconceito e os que abordam temas sexuais explícitos.

Quantos Anúncios Podem ser Exibidos na Página Usando o Adsense?

O próprio Google acha que muita publicidade pode acabar atrapalhando a navegação do seu usuário no seu site. Por conta disso, o número máximo de anúncios que você pode exibir por página é três.

Onde Você Deve Colocar Seus Anúncios do Adsense?

Você deve colocar os seus anúncios onde eles possam ser vistos pelos seus visitantes. Ou seja, no topo do seu blog, no meio dos seus posts e na lateral do seu site são ótimos lugares. Independente do local que você escolher, preste atenção para não violar as diretrizes do Google Adsense.

Como Posicionar Seus Anúncios de Adsense no Seu Site?

Os parceiros do Google Adsense podem escolher o tipo de anúncio que será exibido, suas dimensões, imagens e as cores do texto. Depois disso, a ferramenta gera um código javascript para que você possa colocá-lo onde quer que o seu anúncio seja exibido. Isso permite que você consiga vincular somente conteúdos que fazem parte dos interesses da sua persona.

Quais São os Critérios Para Selecionar os Anúncios que Serão Exibidos em Seu Site?

Você deve estar pensando: “mas existem muitos fatores envolvidos na escolha de um anúncio! Como eu faço isso?”

Fique tranquilo, pois o Adsense fará de tudo para mostrar apenas anúncios que tenham a ver como seu conteúdo e que sejam relevantes de alguma forma para o seu público.

Também é possível que a exibição de um certo tipo de anúncio seja bloqueada. Para isso, você só precisa clicar na opção “Permitir e bloquear anúncios” na sua conta do Google Adsense.

Tipos de Anúncios Google Adsense

Existem muitas opções de anúncios para você usar no seu site.

Por conta disso, é muito importante que você entenda cada uma delas para escolher qual se enquadra melhor no seu site. Confira quais são as opções:

Anúncios de Texto

Os anúncios de texto são os mais simples de todos os tipos de anúncios existentes no Google Adsense. Eles costumam ser formados por um título que também é um link que leva o usuário até o destino pretendido. Eles também são compostos por uma ou duas linhas de texto e um link patrocinado, que é exibido em verde.

Por conta disso, esse tipo de anúncio é conhecido como link patrocinado. Além disso, normalmente, eles aparecem nas páginas de resultados do Google.

Anúncios Gráficos

Os anúncios gráficos estão entre as formas mais comuns de anúncios. Eles são formados por banners de diferentes formatos e tamanhos. Você pode escolher mais de 15 opções de formatos no momento de vincular seu site a anúncios gráficos. Além disso, você pode colocá-los em locais específicos nas suas páginas.

Esse é o tipo de anúncio mais utilizado pelos usuários do Adsense por conta da sua simplicidade. Porém, o seu uso não é garantia de retorno financeiro.

Rich Media

Provavelmente você já tenha visto anúncios em formato de banners, mas que também são interativos. Um Rich Media é composto por gifs, vídeos e outros tipos de animação. Esse é o tipo de anúncio que costuma chamar mais a atenção de uma determinada audiência.

Isso acontece porque dependendo da ação que está sendo realizada, como passar o mouse por cima do anúncio, por exemplo, é difícil não se surpreender. Você precisa tomar cuidado para não prejudicar a experiência do seu público com o uso de anúncio em rich media, pois eles podem acabar incomodando se forem usados em excesso.

Bloco de Links

Blocos de links são simples, como os anúncios de textos, porém, são mais simples, pois não apresentam nenhum elemento gráfico. Cada bloco é composto por vários tópicos relacionados ao conteúdo do seu site.

Quando o usuário clica em um deles, ele não vai para a página de algum anunciante, diferentemente do que acontece nos outros tipos de anúncios. O que acontece é que ele é direcionado para uma página de anúncio do próprio Google. Nesse caso, você só ganha dinheiro se o usuário clicar em algum anúncio na página do Google.

Anúncios responsivos

É essencial que você possua um site responsivo, que seja capaz de atender todas as necessidades de quem o acessa através de dispositivos móveis. Com isso, também se torna imprescindível que os anúncios também se encaixam nesse contexto, a fim de não desperdiçar uma grande parte do mercado.

Por conta disso, o Adsense possui anúncios altamente responsivos para você usar. Eles são redimensionados de forma automática baseados no espaço disponível. Eles também levam em consideração a direção da tela (modo paisagem ou modo retrato). Ou seja, se uma pessoa está visitando o seu site através de um celular, o anúncio se ajustará ao tamanho da tela para que a pessoa consiga visualizá-lo da forma adequada.

Conteúdo correspondente

Conteúdos correspondentes só podem ser utilizados quando você atinge alguns requisitos do Google. Eles são baseados, principalmente, no tráfego que o seu site possui e na quantidade de páginas únicas existentes. Esse tipo de anúncio nada mais é do que um bloco de matérias que podem interessar a sua audiência, mas que foram produzidas por algum anunciante. Se alguma dessas matérias foi clicada, você recebe a sua comissão.

Como Ganhar Dinheiro Com o Google Adsense?

Existem duas maneiras de gerar renda através do uso de anúncios do Google Adsense no seu blog. Uma delas é através do CPC e a outra é através do CPM! E não se preocupe! Vamos explicar ambas as opções para você.

O Que Significa CPC?

A sigla CPC significa Custo por Clique. Nessa opção, você será pago todas as vezes em que uma pessoa clicar em um anúncio que está sendo exibido na sua página. Independente do seu tráfego, o valor adicionado na sua conta do Adsense é baseado apenas em cliques.

O Que Significa CPM?

Já a sigla CPM significa Custo por Mil impressões. Aqui você recebe conforme o número de visitantes que o seu blog obteve. É como se um anúncio fosse contabilizado todas as vezes que o seu site recebe mil visualizações.

4 formas de usar o Google Adsense

Existem diversas formas de se utilizar o Adsense para ganhar dinheiro. As 4 usadas e mais rentáveis são:

Adsense para o conteúdo de um site ou blog

A maneira mais comum de se utilizar anúncios do Adsense é em sites de conteúdo, como blogs e portais de notícia, por exemplo. Normalmente, sites de serviços ou corporativos não costumam se veicular a anúncios. Isso acontece, pois anúncios poderiam distrair os visitantes do site do seu objetivo principal. Além disso, essa estratégia poderia prejudicar a marca em questão.

Em contrapartida, sites de conteúdo costumam gerar renda justamente com a inserção de anúncios em suas páginas. Como já vimos, você pode usar vários tipos de anúncios em um site, como anúncios em texto, gráficos, responsivos, rich media, blocos de links e conteúdos correspondentes.

Google Adsense para pesquisa personalizada no seu site

Você também pode utilizar os anúncios do Adsense incluindo-os na pesquisa do seu site. Ou seja, quando alguém pesquisar algo no seu blog, anúncios relacionados com a pesquisa também serão mostrados. Esse conteúdo correspondente baseado no assunto em questão aumenta bastante as chances de que os seus visitantes encontrem algo do seu interesse e clique na oferta.

Adsense para anunciar em sites de jogos

Se você possui um site de jogos, você também pode se beneficiar dos anúncios do Google Adsense.Isso acontece da seguinte forma: antes do carregamento da página principal, uma animação ou um vídeo podem aparecer em tela cheia, por exemplo. A função disso é prender ainda mais a atenção da sua audiência que já busca por entretenimento em um ambiente mais descontraído.

Anúncios de Google Adsense em vídeos

O Youtube pertence ao Google e você precisa comemorar muito essa notícia.Por quê?

Porque os anúncios que aparecem no meio dos vídeos que você assiste são do Adsense. Ou seja, você pode ganhar dinheiro criando vídeos no Youtube. Você também pode fazer isso com os vídeos do seu site e exibir anúncios integrados a eles. Assim, em algum momento do vídeo, o anúncio aparece para o seu usuário sem atrapalhar o consumo do seu conteúdo.

Expanda-se! Entre para o Google Adsense!