O que é empreendedorismo?

Basicamente, empreendedorismo refere-se à arte de tomar a iniciativa, ter ideias e fazer mudanças positivas para gerar novos negócios ou melhorar o desempenho das empresas existentes.

Ou seja, desde que alguém tenha uma ideia e tome a iniciativa de colocá-la em prática, seja abrindo uma nova empresa ou onde já trabalha, isso é empreendedorismo.

Como surgiu o termo empreendedorismo:

Embora o ato de aproveitar oportunidades por meio da inovação seja quase tão antigo quanto o ser humano, a raiz do termo empreendedorismo está na obra do economista austríaco Joseph A. Schumpeter, que publicou “Capitalismo, Doutrina Social e Democracia, em 1942.

Schumpeter usou o termo empresário para se referir ao agente responsável pelo processo de destruição criativa que ele acreditava ser a essência do capitalismo. A destruição criativa é o processo de substituição de produtos, empresas e práticas antigas que se tornaram obsoletas e não existem mais diante da inovação do mercado.

Qual a importância do empreendedorismo?

Conforme sugerido pela definição de Joseph A. Schumpeter em 1942, o empreendedorismo é a causa da inovação no mercado. Sem ele, as práticas desatualizadas não serão substituídas por alternativas novas, mais adequadas, úteis e funcionais. Não é exagero dizer que o empreendedorismo é o ponto de partida para o desenvolvimento econômico e social de um país.

Ao analisar o mercado, vemos que nem todos os serviços, produtos ou métodos de trabalho são eternos, certo? Dentro de um determinado período de tempo, existem várias funções que podem desempenhar um papel, e então, gradualmente ignoradas pelo público, o público começou a encontrar novas soluções. Isso se deve naturalmente às mudanças na cultura, na sociedade, na economia e no ambiente de consumo.

A demanda do mercado por opções mais adequadas à situação atual alimenta o empreendedorismo e vice-versa. Da mesma forma, o próprio espírito empreendedor fornece continuidade para a renovação dos movimentos do mercado e oferece oportunidades para a expansão, desenvolvimento e crescimento contínuos de vários setores. Ao trazer inovação para essas áreas, os empresários criam oportunidades de emprego, promovem o desenvolvimento econômico e estabelecem as bases para o desenvolvimento.

Empreendedorismo nas empresas:

Você não precisa iniciar seu próprio negócio para se beneficiar do empreendedorismo. Ao contratar e oferecer promoções, as empresas priorizam cada vez mais colaboradores com essas características.

Isso porque os empreendedores são muito úteis em um ambiente corporativo. Eles têm uma visão estratégica e a capacidade de encontrar problemas, podendo até mesmo encontrá-los antes que aconteçam. Além disso, sempre mostram iniciativa e oferecem novas soluções inovadoras e eficientes.

O empreendedorismo também gera funcionários mais motivados e dispostos a se dedicar totalmente quando seus objetivos estão alinhados aos da empresa.