Muitos jovens brasileiros, sonham em estudar fora do país e o intercâmbio é o meio em que facilita muitos de realizarem esse tão almejado sonho. Com o intercâmbio, além de trazer a chance de viver novas experiências e conhecer pessoas diferentes, esse tipo de viagem é carregada de conhecimentos e com certeza significará um upgrade considerável no seu currículo.

Contudo, antes de arrumar as malas, é necessário planejamento. Portanto, veja a seguir, tudo que você precisa saber antes de pensar em fazer um intercâmbio.

1. Faça uma pesquisa sobre o país anfitrião

Escolher o país para onde você deseja fazer o intercâmbio, é o primeiro passo do planejamento. Realize pesquisas sobre a instituição que você deseja estudar para saber se ela realmente irá oferecer tudo o que você busca. Buscar conhecer sobre a instituição até entender que tipo de certificado você poderá obter após a conclusão do programa é algo fundamental.

Fora isso, é importante observar os aspectos culturais da região em que você deseja conhecer. Como, quais idiomas os habitantes daquela região falam? É possível realizar uma boa comunicação em inglês? Qual é o tipo de comida em que eles mais consomem? Há atrações e locais de lazer e bom entretenimento nos arredores próximos?

2. Faça uma lista de gastos

Este deverá ser um ponto importantíssimo de sua lista de planejamento, portanto, adicione na ponto do lápis os gastos como:

  • Hospedagem: pesquise em sites de imóveis da região para poder ter mais ou menos uma ideia da média de preços;
  • Transporte: é necessário e bom que faça pesquisas, para saber se na condição de intercambista, é preciso que você pague por passagem diferenciada;
  • Alimentação: Buscando por sites de supermercados do país de destino podem dar à você uma ideia de preços;
  • Lazer: separe os momentos de diversão e descanso que você deseja realizar, e faça uma pequena lista de possíveis gastos.

Outra dica muito importante para você futuro intercambista, é sobre transferência de dinheiro o que será de extrema importância quando estiver no exterior. E é por meio dessa necessidade que a MNG Brasil entra, pois, através da MoneyGram será possível realizar transferências de dinheiro de um país à outro de qualquer lugar do mundo.

3. Esteja atento quanto à documentação

Caso você não possua passaporte, solicite o seu o mais rápido possível através do site da Polícia Federal. Não fique aguardando a chegada do dia da viagem se aproximar para assim, realizar o requerimento de seu passaporte. Busque saber também sobre as demais documentações e regras específicas do seu país anfitrião, vale lembrar também da importância e necessidade de cópias de todas as suas documentações. Caso haja algum imprevisto, as cópias poderão auxiliar você.

Conclusão

Certifique-se que sua lista esteja bem completa, com instituição, financeiro e documentação e não se esqueça de aproveitar cada momento no exterior, e buscar trazer consigo o máximo de experiências boas possíveis. Pois, o intercâmbio é um momento único em que deverá ser lembrado pra sempre, afinal você voltará para casa repleta de conhecimentos e com diversas histórias incríveis para compartilhar.