O que é uma startup?

O Startup é um modelo de negócios inovador, reproduzível e escalonável. Em outras palavras, ele pode ser copiado e expandido conforme necessário, sem afetar a qualidade do serviço ou os resultados financeiros.

Tipos de startup:

Escalável: Pequenas empresas que desejam atrair a atenção dos investidores e crescer rapidamente.

Pequenos negócios: Fundada por pequenos empresários com economia própria, não tem grandes ambições de crescimento.

À venda: Esses negócios nasceram com o objetivo de serem vendidos para empresas maiores para atrair a atenção dos investidores.

Unicórnios: As startups de unicórnio que surgiram no Brasil apenas em 2018 são startups com valor de mercado de mais de US $ 1 bilhão. Dois exemplos são National Bank 99 e Nubank, e Uber e Airbnb nos Estados Unidos. O nome vem do fato de que raramente acontece, como se fosse uma lenda.

Grande negócio: Mesmo se estabelecidas, essas startups continuarão a considerar a inovação e o desenvolvimento para permanecerem atraentes para os investidores que podem tirar proveito de suas operações.

Estilo de vida: As ideias geradas pelos problemas e estilo de vida do proprietário.

Social: A intenção original dessas empresas é atender às necessidades dos consumidores ou oportunidades inexploradas, essas mudanças podem mudar a sociedade e nos ajudar a viver em um mundo melhor, então o pano de fundo é o lucro.

Como funciona uma startup?

As empresas startup são empresas novas que entram no mercado, por isso possuem uma estrutura dinâmica, processos extensíveis e falta de burocracia, o que é muito diferente das empresas tradicionais.

No entanto, apesar da flexibilidade, o estágio básico do negócio é determinado e a atualização do negócio pode ocorrer sem problemas, reduzindo assim falhas e custos desnecessários.

Como abrir uma startup?

Desenvolva um modelo de negócio: Com uma ideia clara e um conhecimento profundo do mercado, você pode começar a desenvolver um modelo de negócios. Com ferramentas como o Canvas, você pode definir os elementos básicos do startup, como base de clientes, proposta de valor, canais, fontes de receita, principais atividades, estrutura de custos, etc.

Pesquise o mercado: Conheça seu nicho de mercado, pesquise seus concorrentes e obtenha insights sobre quem são seus clientes. Participa também de atividades empreendedoras e troca experiências com outros empreendedores. Tudo isso é útil para o seu conhecimento de mercado.

Escolha seu parceiro e equipe: Escolha um parceiro com base em seus objetivos e estabeleça formalmente essa relação no contrato social – este documento define todos os direitos e obrigações do parceiro. Da mesma forma, a equipe deve ter boas habilidades para executar o projeto, e todo recrutamento deve ser formalizado.

Faça tudo de acordo com a lei: Lembre-se, por mais tradicional que seja uma startup, ela ainda é uma empresa e, portanto, deve cumprir a lei. Para abrir sua conta, é necessário ter CNPJ e estar cadastrado no órgão competente (como Receita Federal e Junta Comercial).

Busque investimento: Saber que conseguir investimento é fundamental para que você possa aproveitar o seu projeto. Portanto, construa um bom mercado e procure investidores anjos, aceleradoras, incubadoras, crowdfunding e outras formas de captação de recursos.

Quando uma startup deixa de ser startup?

Uma startup tem como objetivo criar e desenvolver soluções para problemas práticos específicos. Portanto, uma vez criada essa solução, a solução teoricamente não faz mais parte do startup, mas passa a ser uma operação normal, ou seja, um processo contínuo.

O principal problema é que leva algum tempo antes de você encontrar a solução ideal (que foi comprovada pelo mercado) – ela pode variar de uma startup para outra. Mas não só isso. Além de encontrar a resposta para atender às necessidades do mercado, também é preciso encontrar uma forma de pagar o custo do produto ou serviço final.