Balanço Patrimonial, é um relatório que demonstra de forma bastante clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.

É tido como o demonstrativo financeiro mais importante de um negócio, saber e entender o que é balanço patrimonial, é fundamental para manter a saúde financeira da sua empresa em dia. Isso porque, esse tipo de documento lista todos os bens, recursos, direitos e investimentos pertencentes ao seu negócio.

Possuindo uma visão mais ampla, certa e clara desses valores, ficará ainda mais fácil identificar se a empresa está gerando lucros ou não, se é um bom momento para investir, se é mais prudente reter gastos e etc.

Para que você possa ter em mente o quão importante é esse tipo de documento e saiba como melhor utilizá-lo, veja a seguir em detalhes tudo sobre o Balanço Patrimonial.

Balanço Patrimonial

Como mencionado no inicio desse artigo, é um relatório que descreve toda a situação financeira de uma empresa.

Também chamado de Balanço Contábil, entender e saber bem o que é Balanço Patrimonial é a melhor forma de realizar um levantamento completo de todos os bens e direitos de um negócio, identificando também suas fontes de recursos e investimentos.

Para que serve?

O Balanço Patrimonial, é uma ferramenta contábil que serve para analisar o comportamento financeiro de um negócio, compreender o trajeto dos recursos financeiros da empresa, ser utilizado como base para a elaboração do planejamento estratégico, ajudar na composição do planejamento tributário identificando tributos pagos e meios de reduzi-los, tomar decisões financeiras mais assertivas e apresentar dados financeiros e contábeis a possíveis investidores.

Quando deverá ser feito?

Esse tipo de relatório visa apresentar a situação financeira de uma empresa de um determinado período. De modo geral, costuma ser elaborado a cada 12 meses, mas nada impede que seja realizado em menos tempo para ser utilizado para alguns dos objetivos mencionado anteriormente.

Entretanto, de acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, ao final de cada exercício social, as empresas devem apresentar uma série de demonstrativos financeiro, que têm como base de elaboração a escrituração contábil do negócio.

Dessa forma, entre as obrigações contábeis e obrigações fiscais do pequeno empreendedor, tanto como do médio e grande, esse é mais um documento que necessita ser preparado.

Estrutura do Balanço Patrimonial

Entendendo o que Balanço Patrimonial e a sua importância, é fundamental, também, conhecer sua estrutura e composição.

O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa:

  • Ativos: são todos os bens, direitos e recursos de um negócio, como maquinário, veículos, móveis, equipamentos, estoques, bem como contas a receber.
  • Passivos: representam o contrário, ou seja, são todas as despesas, obrigações e dívidas de uma empresa. Como salários de funcionário, pagamentos de contas mensais, tributos, entre outros.
  • Patrimônio líquido: é composto pela soma de todos os recursos da empresa.

Uma dica importantíssima, para passivos do Balanço Patrimonial tais como pagamentos de funcionários ou de contas mensais de empresas no exterior, que visão a necessidade de um meio de enviar dinheiro ou receber dinheiro de outro país. A MNG Brasil, é a melhor empresa para realizar este tipo de operação e de forma segura e ágil.

Conclusão

É zelando pelo financeiro e crescimento de sua empresa que entender, saber e utilizar o Balanço Patrimonial, é extremamente importante. E praticar esse tipo de documentação em sua empresa, fará com que seu negócio deliberadamente cresça ainda mais e de forma organizada, visando cada vez mais em uma melhoria do financeiro de sua empresa e caixa.